Quais são as diferenças entre testes de carga e testes de stress?

No entanto, se você precisar de um teste que se assemelhe às ações do usuário, será necessário utilizar o Gravador de Script de Teste HTTP(S) no JMeter. Em um teste de stress, além de uma grande carga disparada contra a aplicação, alguns cenários de crash da aplicação são testados, com o objetivo também de determinar a capacidade de recuperação e estabilidade do sistema. Um exemplo é a retirada de um nó do cluster de servidores de aplicação ou uma eventual indisponibilidade do banco de dados. Como todos esses tipos de teste melhoram as funcionalidades e melhoram a experiência do usuário, então não há desvantagens em fazê-los. A única coisa que você pode considerar uma desvantagem, em geral, é o tempo e o custo associados aos testes. Os testes exigem esforços e recursos, e há um risco envolvido com resultados imprecisos de testes.

A compreensão das suas motivações dentro do sistema ajuda a informar os cenários de teste. Muitas práticas de garantia de qualidade de software sobrepõem-se curso de teste de software e entrelaçam-se. Mesmo aqueles com experiência profissional podem sentir-se confusos sobre os seguintes tipos de serviços de teste de software.

Utiliza Cenários Realistas

O teste de carga é muito útil para garantir que um aplicativo esteja operando dentro de seus limites conhecidos para um aplicativo específico que pode gerenciar 5.000 solicitações por minuto. Isso facilitará a previsão de como o aplicativo agirá quando estiver perto de seu limite. Já o Teste Estrutural, também chamado de
Teste de Caixa Branca (White Box),
visa garantir que o software desenvolvido esteja bem estruturado internamente,
e consequentemente funcionando corretamente. Os servidores são testados em carga quer executando múltiplas instâncias de uma aplicação ou muitas aplicações diferentes simultaneamente. Embora os testes de carga sejam vitais antes do lançamento do produto, não é uma solução “one and done”. Em vez disso, os testes de carga devem tornar-se parte das práticas ágeis e automatizadas da organização.

testes de carga

Mas no fim o que mais se aproxima de um ambiente real são os processos de teste de carga. Investir em teste de carga é, portanto, essencial para assegurar que a infraestrutura de TI esteja pronta para o sucesso dessas ocasiões. Preparativos adequados e a execução de cenários de teste variados pavimentam o caminho para experiências online memoráveis e positivas, fortalecendo a marca e fidelizando clientes. Investir em https://mundo-nipo.com/tecnologia-e-ciencia/29/02/2024/teste-de-software-como-se-tornar-um-analista-de-qa/ é também uma maneira de prever o comportamento do sistema diante de cenários de escalabilidade. Este planejamento prospectivo é fundamental para gerenciar, de forma eficaz, a expansão das capacidades tecnológicas em consonância com o crescimento das demandas. A consequente redução do tempo requerido para adaptações e otimizações assegura a fluidez na evolução da infraestrutura tecnológica.

JMeter

Execute milhares de conexões simultâneas em navegadores reais a partir de nossa nuvem totalmente gerenciada. A análise dos resultados deste teste mostra que o K6 se destacou em termos de consumo de recursos e quantidade de requisições em comparação ao JMeter. Além disso, o K6 apresenta um benefício significativo ao não necessitar de parametrização da memória inicial de teste.

  • Depois de iniciar seu teste, grave e preste atenção aos contadores de desempenho nos servidores que hospedam o site.
  • Ele é usado para referenciar qualquer tipo de avaliação que esteja sendo feito em uma aplicação ou ambiente e seu resultado não é simples como “sucesso” ou “falha”.
  • Além disso, ser gratuito e de código aberto o torna uma escolha econômica, mas como é 100% Java, pode levar tempo e recursos adicionais para sua equipe iniciar processos de teste.

No mundo dos testes de performance (ou desempenho, segundo algumas literaturas), podem se encontrar diversos tipos de testes específicos, tais como testes de pico, testes de escalabilidade, imersão, resistência, volume, entre outros. Porém, os testes que geralmente são mais usados e sempre estão em voga são os Testes de Carga e Testes de Stress, porém ainda se geram muitas dúvidas em relação ao que realmente são e como podem ser usados, principalmente, qual o objetivo de cada um. Munido de ferramentas avançadas, o profissional responsável pelo teste de carga é capaz de detectar padrões atípicos que sugiram problemas de infraestrutura ou de software. Portanto, é imprescindível a qualificação técnica da equipe encarregada, o que inclui conhecimentos em rede, banco de dados e arquitetura de sistemas.

Desafios e limitações dos testes de carga

Um copo de água aquecido pode se estilhaçar se imediatamente colocado no congelador. Coisas inesperadas também podem acontecer com sites que têm um aumento ou diminuição repentina no número de usuários. Embora as ferramentas de teste de carga gratuita possam não ter um custo de investimento inicial, elas podem ter outros custos associados a elas, como custos de configuração, manutenção e suporte profissional.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *